Lucapa - Cinquenta e cinco jovens da província da Lunda Norte beneficiaram (sexta-feira) de kits profissionais de trabalho no âmbito da promoção e apoio à empregabilidade através do Plano Intercalar 2023.
A entrega dos Kits de agricultura, cabeleiria, canalização, carpintaria, alvenaria, serralharia, pintura, electronica e mecânica, marcou o encerramento do ciclo formativo 2023 do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) na Lunda Norte.
A perspectiva do INEFOP é que com estes kits de crie, através do empreendedorismo, mais de 100 postos de trabalho directo.
De acordo com o chefe dos serviços provijciais do INEFOP na Lunda Norte, João Palata, no âmbito do programa intercalar, que visão o fomento do auto-emprego, a região foi beneficiada com 220 pacotes de microcréditos para jovens com iniciativas empreendedoras.
Deste número, 200 são destinados à empreendedores particulares e 20 para jovens organizados em cooperativas.
Disse que decorre o processo de cadastramento e validação dos candidatos aos créditos e o programa vai abranger os dez municípios que compõem a província da Lunda Norte (Chitato, Cambulo, Cuango, Cuilo, Capenda Camulemba, Caungula, Lóvua, Lucapa, Lubalo e Xá-muteba).
Segundo o responsável, a iniciativa visa promover, fomentar e apoiar o espírito empreendedor, contribuir para a melhoria do rendimento familiar, incentivar o cooperativismo juvenil e valorizar o exercício das profissões.
Por outro lado, fez saber que durante o ciclo formativo foram formados 1.312 jovens , dos 2.115 inscritos nas especialidades de electricidade, corte e costura, decoração, culinária, canalização, frio industrial, electrónica , mecânica auto, secretariado, contabilidade, informática, construção civil e empreendedorismo.
No âmbito da inclusão socioprofissional, foram formados 35 reclusos do Estabelecimento Penitenciário de Cacanda, no Dundo, nas especialidades de electricidade, culinária, empreendedorismo e gestão de negócios.
Desde 2008 o INEFOP formou 11.205 cidadãos na Lunda Norte. JVL/HD