Lubango – Quatro camiões compactadores com capacidade para sete toneladas e meia foram hoje, terça-feira, atribuídos pelo Governo da Huíla à administração municipal do Lubango, a fim de reforçar a quantidade de meios existentes, destinados à recolha de lixo, na capital huilana.
Com estes meios, eleva-se para 11 o número de camiões de recolha e processamento, sendo sete compactadoras e três basculantes, a serem utilizados para o saneamento básico da cidade e arredores do Lubango, fazendo frente a recolha de grande quantidades de lixo produzidos diariamente.
Na ocasião, o governador da Huíla, Nuno Mahapi , realçou que a preocupação com a cidade passa em mantê-la mais limpa, como o foco agora a ser direccionado aos bairros periféricos, onde reside a preocupação, já que acolhem a maior parte da população do Lubango.
Para o governador, a produção de resíduos sólidos é considerável, pelo que acredita que esses quatro camiões vão conseguir mitigar o problema e o desejo é aumentar a frota para 20 veículos do género.
Em declarações à imprensa, à margem da entrega dos equipamentos, voltados para a limpeza e recolha de resíduos sólidos, o administrador municipal do Lubango, Lisender André fez saber que o reforço que recebem do Governo provincial, visa no essencial começar a olhar para as zonas periféricas da cidade.
Detalhou que a perspectiva da administração municipal é fazer a distribuição mediante um novo mapeamento da cidade, com prioridade para a periferia.
A zona mais consolidada da cidade, afirmou, que tem a situação da recolha de lixo praticamente resolvida, através do sistema porta a porta.
“Estamos agora a olhar para essa grande preocupação que são os bairros periféricos do nosso município e dos meios que hoje recebemos, dois vão servir essencialmente a centralidade do Quilemba, que também é outro desafio que nós temos”, enfatizou.
Lisender André referiu que pelo número de habitantes, os meios ainda são insuficientes, mas já é um reforço “muito grande” e a administração tem é que fazer a melhor gestão possível dos camiões que tem e dar maior rentabilidade possível e conseguir colmatar a questão da recolha de resíduos sólidos. BP/MS