Lubango - Quatro projécteis de 81 milímetros foram localizados, esta quarta-feira, por populares, numa área de cultivo, na comuna da Tchiquaqueia, município da Cacula, província da Huíla, quando estes preparavam a terra, sem o registo de incidentes.
Trata-se do segundo caso no ano em curso no município, em menos de uma semana, depois de dois outros encontrado na mesma localidade, 23 quilómetros da sede municipal da Cacula em campo de cultivo diferente.
Em hoje declarações à ANGOP, no Lubango, o chefe do departamento provincial do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) da Huíla, Tomás Calundungo, fez saber que os engenhos explosivos tão logo foram localizados, a população prontamente comunicou as autoridades policiais da circunscrição e estás procederam a recolha e entrega ao INAD.
Destacou que a comuna da Tchiquaqueia foi uma zona de batalha durante o conflito armado e provavelmente exista ainda mais material bélico aí espalhado.
Reconheceu que essa situação põe em risco a vida humana e não só, daí estarem a intensificar as campanhas de sensibilização sobre os perigos das minas, desencorajando o manuseamento dos mesmos.
“A população está a responder de forma satisfatória, acatando os nossos conselhos, quando se deparam com objecto estranho dão a conhecer às autoridades mais próximas e assim estamos a evitar acidentes com minas e outros engenhos”, aludiu.
O municipio da Cacula dista 89 quilómetros a Norte da sede capital da província da Huíla, Lubango, e tem uma população estimada em 180 mil 052 habitantes.