Cuito - A Organização Não Governamental World Vision procedeu hoje, na cidade do Cuito (Bié), ao lançamento da terceira fase do projecto Apoio à Protecção Social (APROSOC), avaliado em nove milhões de kwanzas.
O valor, a ser entregue a seis outras ONGs, será aplicado em micro-projectos sociais ligados ao desenvolvimento infantil, protecção infantil, agro-empreendedorismo, saneamento total liderado pela comunidade, beneficiando mais de 20 mil crianças dos municípios de Catabola e Chinguar, no prazo de nove meses.
Assinaram o memorando, com a World Vision, a Associação das mulheres das áreas rurais, Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuárias de Angola (UNACA), Departamento da Acção Social e Projectos da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), Associação para o Desenvolvimento e Apoio ao Campo (ADAC), Vida Saudável e associação da jovem mulher (ASSOJAME).
Cada ONG vai receber um milhão e 500 mil kwanzas.
Durante a I e II fases, que decorreu de 2019 a presente data, os projectos beneficiaram 55 mil pessoas.
Segundo Maria Carolina Silva, representante da World Vision no Bié, apesar de se registar melhorias significativas na situação social da criança, ainda existem casos que devem ser combatidos, como a desnutrição infantil, desmame precoce e pobreza em algumas famílias.
O representante do UNICEF em Angola, Iván Yerovi, que testemunhou a cerimónia, defendeu o reforço da cooperação entre o Governo e outras organizações internacionais, visando continuar executar projectos em defesa das crianças.
O vice-governador do Bié para o sector político, económico e social, António Manuel, agradeceu a parceria do UNICEF e da Visão Mundial, em financiar projectos que visam a melhoria da assistência social das crianças.