Nhârea - Vinte e duas mil famílias do município da Nhârea, a 175 quilómetros a Norte do Cuito, província do Bié, vão beneficiar do Programa de Fortalecimento de Protecção Social "Kwenda", no âmbito do memorando assinado entre o Fundo de Apoio Social (FAS) e a Administração Local do Estado.
O memorando assinado pelo director provincial do “FAS”, Rizoni Chivembe, e a administradora da Nhârea, Maria Lúcia Chicapa, prevê a sua materialização ainda este ano, com o início do cadastramento das famílias, assim como inclui a formação dos Agentes de Desenvolvimentos Comunitários (Adecos).
Na ocasião, o responsável do FAS na província do Bié, Rizoni Chivembe, reiterou que o Kwenda tem como objectivo fundamental a redução da pobreza nas comunidades mais vulneráveis, em coordenação com os outros programas do Executivo.
Já a administradora da Nhârea, Maria Lúcia Chicapa, destacou a implementação do programa na municipalidade, de modo a possibilitar a redução da vulnerabilidade que se regista nas famílias mais carenciadas.
Assegurou que a Administração Local do Estado vai associar a materialização do Kwenda com o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, no que tange ao apoio com materiais de produção agrícola, pecuária, pesca, criação de gado, construção de residências, entre outros bens.
O Kwenda, que chegou em Abril no município do Andulo, onde já beneficiam mais de 42 mil famílias, pretende abranger nesta região, até final do ano em curso, 51 mil e 183 famílias das comunas de Cassumbi, Chivaulo, Calussinga e sede.
O Kwenda é um programa do Executivo Angolano, que visa criar políticas de apoio às famílias mais vulneráveis.
Prevê assistir um milhão e 600 famílias a nível do país, tendo já abrangido famílias das províncias do Zaire, Huíla, Cunene, Malanje, Cuando Cubango, Cuanza Norte e Bengo.
Está avaliado em 420 milhões de dólares norte-americanos e é financiado pelo Banco Mundial, com 320 milhões de dólares. Os outros 100 milhões são provenientes do Tesouro Nacional.