Ndalatando- Pelo menos seis mil famílias do município de Samba-Cajú, começam a beneficiar a partir de quarta-feira (11), das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Apoio à Famílias em Pobreza e Vulnerabilidade (Kwenda).
A informação foi prestada hoje à ANGOP, pelo responsável do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Cuanza-Norte, Lourenço Matias, realçando que cada agregado receberá 66 mil kwanzas, correspondentes a duas prestações.
Com a inclusão do Samba-Cajú, o Kwenda abrange actualmente seis municípios, incluindo Quiculungo, Golungo-Alto, Banga e Ambaca, num universo de mais de 25 mil famílias do Cuanza Norte.
Lourenço Matias anunciou a inserção dos municípios de Ngonguembo com mil e 700 agregados, em Janeiro de 2025 e Cambambe com 14 mil e 300 famílias, a partir do mês de Fevereiro do mesmo ano.
Disse que desde o lançamento do programa na província, em 2021, foram já entregues 2,9 mil milhões de kwanzas a mais de 19 mil famílias vulneráveis, cujos valores são essencialmente aplicados em pequenos negócios para a geração de rendas.
O responsável explicou por outro lado, que para a execução das suas acções, o FAS conta com 260 Agentes de Desenvolvimentos comunitários e Sanitários (ADECOS), dos quais 230 estão envolvidos no programa Kwenda.
Situada no extremo Oeste de Angola e a 190 quilómetros de Luanda (capital do país), a província do Cuanza-Norte, cuja sede é Ndalatando, compreende dez municípios e tem uma extensão territorial de 20 mil e 252 quilómetros quadrados. LJ/IMA/NC