Ngonguembo - Mil 652 famílias em situação de vulnerabilidade, no município do Ngonguembo (Cuanza- Norte), começaram a beneficiar, a partir de hoje (segunda-feira), de transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa Kwenda.
Com esta acção, Ngonguembo torna-se o sexto, dos 10 municípios do Cuanza- Norte a beneficiar do programa, após o Quiculungo, Ambaca, Banga, Golungo-Alto e Samba-Cajú .
Cada beneficiário foi contemplado com 66 mil kwanzas, correspondentes a seis meses de prestações, no valor de 22 mil kwanzas/mês.
Ao intervir no acto, o governador da província, João Diogo Gaspar, valorizou a contribuição do programa no combate à pobreza e promoção da inclusão social das famílias carenciadas.
A par de representar um acto administrativo, declarou, o Kwenda é uma demonstração do compromisso do Governo para a melhoria das condições de vida das famílias.
Destacou também as acções do Governo para o reforço do investimento na educação, saúde e produção agrícola.
João Diogo Gaspar instou os beneficiários a fazerem o uso racional dos recursos, priorizando necessidades mais urgentes.
Por seu turno, o administrador municipal do Ngonguembo, Manuel António Gaspar, pediu à população a tirar maior proveito do desenvolvimento do município, sobretudo, a reabilitação da via de acesso e implantação da rede pública de energia eléctrica, para promoção de investimento e arrecadação de receitas para o sustento próprio.
O director provincial do FAS, Lourenço Matias, falou da contribuição do projecto na melhoria da qualidade de vida da população e apontou várias histórias de sucesso de famílias que souberam aplicar os recursos em projectos de investimento.
De acordo com o responsável do FAS, as famílias em referência criaram fontes regulares de renda e estão a suprir muitas dificuldades.
Os beneficiários, António Sebastião, Joana André e Domingas Sebastião de 77, 57 e 71 anos, respectivamente, enalteceram a iniciativa do Governo e disseram que vão aplicar os valores na aquisição de bens de uso doméstico, alimentação e na agricultura.
Em implementação no Cuanza- Norte desde 2020, o programa KWENDA já beneficiou 43 mil 892 , com receitas avaliadas em 2,4 mil milhões de kwanzas em transferências sociais monetárias. LJ/IMA/SEC