Menongue - Seis mil e 704 agregados familiares do município do Calai, na província do Cuando Cubango, começaram a ser cadastrados hoje, quinta-feira, para beneficiarem do Programa de Fortalecimento do Sistema de Protecção Social das Famílias, vulgo “Kwenda”.
A informação foi avançada pelo responsável do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Cuando Cubango, Zeferino Cavalo.
Referiu que o processo de cadastramento foi antecedido de uma acção formativa de Agentes Desenvolvimento Comunitário e Sanitário, (ADECOS), decorrida de 11 a 13 deste mês.
Segundo o responsável, tão logo termine o cadastramento no Calai, o processo terá sequência no município do Cuangar.
O processo de cadastramento já decorreu, em Novembro, no município do Dirico, onde foram cadastrados três mil e 23 agregados familiares.
O responsável assegurou que o processo nas três municipalidades terá a segunda fase, para atender possíveis reclamações de famílias.
Para o êxito do processo, Zeferino Cavalo destacou o apoio institucional, logístico e material das administrações municipais que já beneficiaram das acções do Kwenda no Cuando Cubango, nomeadamente Cuchi, Cuito Cuanavale e Rivungo.
O Programa de Fortalecimento do Sistema de Protecção Social das Famílias já beneficia, desde 2011, no Cuando Cubango, mais de 22 mil familias, sendo 12 mil e 232 do Cuito Cuanavale, seis mil e 498 do Cuchi e quatro mil e 434 do município do Rivungo. Aguardam os de Mavinga, Nankova e Menongue. ALK/FF/PLB