Talatona – Sete dos 10 projectos inscrito no Programa de Intervenção nos Municípios (PIIM) no Kilamba Kiaxi, em Luanda, já estão concluídos.
Trata-se dos projectos ligados às áreas de saúde e educação, destinados a atender a demanda populacional registada na circunscrição, sem, no entanto, serem indicados os valores gastos.
Os dados veêm expresso no documento final saído da II Sessão Ordinária do Governo Provincial de Luanda, orientada pelo Governador Provincial, Manuel Homem.
De acordo com o comunicado final que à ANGOP teve acesso sábado, dois dos projectos estão paralisados e um em execução, enquanto os três encontram-se em fase de conclusão, nomeadamente a construção das escolas números 8046 e 8021, nos distritos do Palanca e da Sapú e o centro de saúde no Nova Vida.
Os membros da sessão recomendaram maior celeridade na conclusão destes equipamentos sociais, tão logo sejam ultrapassados os constrangimentos.
Sobre o plano de contingências para a época chuvosa 2024, após a avaliação do grau de cumprimento do plano de prevenção, foi recomendado o reforço das soluções que estão a contribuir para a redução de riscos de desastres, maior atenção aos trabalhos de infraestruturação ligados a micro drenagem, de modo a se evitar inundações constantes.
Ainda sobre as soluções para minimizar os constrangimentos nos pontos críticos de travessia em épocas chuvosas, os participantes orientaram a construção de mais passagens hidráulicas.
Quanto a segurança pública na circunscrição, os membros concluíram ser estável por verificarem uma redução no índice de criminalidade, em resposta às medidas que estão a ser implementadas, sobretudo para reduzir os grupos de rixa através de campanhas de sensibilização à comunidade.
Durante o encontro foi também apresentada a situação relacionada ao surgimento de casas ilegais de pesagem de ferro que tem incentivado a prática ilegal de aquisição dos referidos meios, aumentando, deste modo, o crime de vandalização de bens públicos
Prevenção contra a cólera
Para fazer face ao surto de cólera em países vizinhos, foi apresentado o plano de contingência da cólera para 2024-2025 que prevê a activação da Comissão Provincial e das comissões técnicas municipais de Luta contra a Cólera e Outras Doenças Diarreicas.
A vigilância epidemiológica e laboratorial, formação do pessoal técnico, monitorização da qualidade de água, controlo do saneamento, informação, educação e mobilização das famílias, bem como a indicação de nove Centros de Tratamento de Cólera (CTC) são outras das medidas apresentadas pelas autoridades de modo a prevenir e combater a doença a nível da Província.
A sessão serviu, também, para a abordagem da situação de ordenamento do território na Província, tendo sido aprovado que a Administração Municipal do Kilamba Kiaxi trabalhe na criação de um instrumento de ordenamento do território nas áreas informais dos distritos urbanos.
O programa Governar Juntos visa a intensificação da articulação e a interação do Governo Provincial de Luanda com as diversas entidades a nível local e consiste, também, na realização da Sessão do Governo Provincial nos municípios como forma de acompanhar, apoiar, verificar e fiscalizar as acções dos municípios, sendo que o próximo município a albergar o programa será o Cazenga.VS/MAG