Ndalatando – O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos aumentou o nível de segurança dos postos de emissão de Bilhete de Identidade na província do Cuanza-Norte.
Entre 2021 e 2022, meliantes vandalizaram e assaltaram os postos de emissão de bilhetes de identidade dos municípios do Cazengo, Cambambe, Lucala, Samba-Cajú e Banga, onde subtraíram máquinas fotográficas, entre outros equipamentos.
A onda de assaltos atingiu também a Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, onde foram subtraídos diversos equipamentos, avaliados em cerca de 20 milhões de Kwanzas.
O facto foi anunciado à ANGOP, esta segunda-feira, em Ndalatando, pela delegada provincial do Cuanza-Norte da Justiça e dos Direitos Humanos, Delfina Graciosa Camulombo, à margem do acto de empossamento de novos responsáveis da delegação local da instituição.
Salientou que desde o ano passado, a província não regista casos de assaltos em estabelecimentos de emissão de bilhetes de identidade, fruto da contratação, pelo órgão central, de empresas privadas de segurança, para garantir a protecção desses edifícios.
Esclareceu que a situação era recorrente em todo o país, tendo como principal alvo as câmaras fotográficas, que eram supostamente comercializadas aos produtores de vídeo clipes.
Cerca de uma dezena de cidadãos foram detidos, julgados e condenados no Cuanza-Norte pelos crimes de roubos, estando alguns deles a cumprirem penas de prisão.
Os Serviços de Identificação Civil e Criminal funcionam com um sistema informatizado, no âmbito do Programa de Modernização em curso, podendo cada um dos postos, emitir entre 60 e 70 bilhetes de identidade por dia.
O Cuanza-Norte possui postos de emissão de bilhetes de identidade nos 10 municípios da província.
Foram empossados Estêvão Militão Antonio e Mateus Gaspar Francisco, nos cargos de notário titular do Cartório Notarial e conservador titular dos Registos da Comarca do Cuanza-Norte, respectivamente.
Foram, ainda empossados Eduardo Pedro Moniz, António Francisco Bartolomeu, João Matias Francisco e Teresa Francisco Soares, nos cargos de chefes de departamentos provinciais de Identificação Civil e Criminal, Recursos Humanos, Administração e Finanças, assim como dos Direitos Humanos, Administração da Justiça e Resolução de Litígios. DS/OHA