Dondo – O jurista Valdemiro Capitão instou às mulheres a primarem pela formação académica, profissional e empreendedorismo, para a auto-dependência económica e financeira.
Falando, hoje (sábado), numa palestra sobre “A violência doméstica baseada no género como factor impeditivo ao desenvolvimento da mulher", recomendou que enquanto futura mãe, responsável pela estruturação e desenvolvimento da família, na adolescência a mulher deve ganhar os primeiros dotes para a sua estabilidade no futuro.
Considerou que por falta de competências que levam à independência de progenitores ou de cônjuges, muitas mulheres consentem a violência psicológica e física.
Promovida pela Direcção Municipal da Acção Social, Família e Igualdade do Género, participaram no encontro estudantes do Instituto Médio Politécnico de Cambambe, funcionários públicos, representantes de partidos políticos e outros convidados.
A palestra consta do programa de actividades para assinalar os dias nacional, 8 de Março e Internacional da Mulher, 08 de Março.
O programa Março Mulher, que iniciou a 2 de Março no município do Ngonguembo, inclui a realização de actividades politicas, culturais e palestras, com vista ao empoderamento da mulher, sobretudo das mais jovens.
O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, a data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, actuamente, simboliza também a luta contra o machismo e a violência.