Ramiros - As vencedoras da terceira edição do prémio " Mulheres de mérito" foram anunciadas hoje, quinta-feira, em Luanda, com destaque para nove das catorze categorias indicadas .
As vencedoras foram anunciadas pela presidente do júri Fineza Teta durante uma conferência de imprensa , onde deu a conhecer que a professora Vera Quitério venceu a categoria " Educação".
Já a comerciante Regina Caetano ficou com o prémio " Empreendedorismo" , a empresária Maria Falcão venceu o troféu " Pecuária" , a empreendedora Maria Magalhães com o de "Pesca e Ambiente" e a médica Maria Antunes destacou-se com o prémio " Saúde " .
Na categoria " Agricultura" , Emília Chulo sagrou-se vencedora , ao passo que Maria Pedro ficou com o prémio " Cidadania " . A actriz Solange Feijó arrebatou o prémio "Cultura e Artes", enquanto a activista Luísa Mendonça o de " Superação" .
Nesta edição, o grupo jurados não premiou as categorias "Ciência e Tecnologia", "Comunicação Social", "Desporto", "Inovação" e "Turismo", porque as candidaturas não convenceram sobre o mérito exigido e por não cumprirem os critérios de elegibilidade estabelecidos no regulamento do concurso.
A terceira edição do Prémio Nacional "Mulher de Mérito" recebeu 238 candidaturas, das quais 71 foram aceites, provenientes de 13 províncias, tendo o Cuanza Sul apresentado o maior número de inscrições, 65.
Não concorreram ao prémio as províncias de Cabinda, Zaire, Uíge, Benguela e Cunene.
Entre as exigências do concurso, destacam-se a qualificação de mão-de-obra, zonas de implantação, criatividade, abrangência, relevância, tempo de execução do projecto, meios, apoios e outros.
O Prémio Nacional “Mulheres de Mérito” visa homenagear e reconhecer publicamente as mulheres angolanas que se destacaram no ano anterior, em várias áreas do desenvolvimento social, assim como valorizar cada vez mais, a importância da mulher na sociedade e as suas melhores iniciativas ou projectos de desenvolvimento, com impacto positivo na vida das comunidades. JJD/ AKA/SEC