Gambos - A instalação de um instituto superior, a curto prazo, no município dos Gambos, na província da Huíla, é uma das exigências da juventude local auscultada nesta terça-feira (11), pelo administrador Francisco Barros Leonardo.
Actualmente o município dispõe apenas de um Liceu Público do (Ensino Secundário) e algumas turmas anexas de enfermagem-geral de um colégio privado, com sede no município do Lubango e ainda de forma tímida a realização de acções formativas técnico-profissional de curta duração pelo INEFOP.
Em declarações hoje, quarta-feira, à ANGOP, sobre o encontro, o secretário executivo municipal do Conselho Nacional da Juventude, nos Gambos, António Tyakuhilwa, afirmou que o desenvolvimento sustentável dos Gambos passa pela formação superior dos jovens.
Justificou que a formação a esse nível deve ser feita mesmo na circunscrição, para evitar que a franja emigre para outras latitudes em busca de melhores ofertas formativa e com isso a consequente fuga de quadros.
Referiu que uma outra preocupação, apresentada consiste na falta de centros de formação técnico-profissional nas mais variadas áreas do saber, para contrapor a situação de desemprego que assola a juventude dos Gambos, visto que o Estado, não consegue empregar todos, mas deve criar políticas para facilitar a empregabilidade.
“Apesar das nossas preocupações temos a agradecer a acções que foram e que estão a ser desenvolvidas pela Administração Municipal dos Gambas, com a requalificação da rede eléctrica, a construção do hospital municipal, da biblioteca em fase conclusiva e outros serviços que vão transformar os Gambos, num lugar melhor para viver”, frisou.
Por sua vez, o administrador municipal dos Gambos, Francisco Barros Leonardo, fez saber que algumas das preocupações que vêm sendo apresentadas pela Juventude, algumas já estão a ser respondidas, como é o caso da Biblioteca, cuja construção já está em fase conclusiva.
Quanto ao ensino superior, prosseguiu, está na forja, para que 2024 seja uma realidade, estando, igualmente, em curso a construção de um centro de formação profissional com apoio das empresas que exploram granito nos Gambos.
O município dos Gambos, dista a da sede capital do Huíla, a 156 quilómetros e tem uma população estimada em 104 mil 412 habitantes. BP/MS