Lubango - Pelo menos 130 jovens recém-formados no Lubango, Huíla, foram potenciados hoje, quinta-feira com meios de trabalho e micro-crédito, no quadro do Programa de Incentivo ao Empreendedorismo, durante a visita dos ministros de emprego e trabalho da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e Parceiros Sociais.
Trata-se de 50 jovens que receberam micro-crédito que variam de KZ 500 mil a sete milhões, nas áreas de comércio geral, corte e costura e prestação de serviço, agricultura, 30 kits profissionais de alvenaria, serralharia, carpintaria, pedreiro e canalização, bem como 10, de recolha de lixo para o Projecto de Inserção Social de Catadores de Resíduos Sólidos (PICAR).
Ao falar após a entrega dos equipamentos, o director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui, afirmou que com o evento conseguiram mostrar aos parceiros da SADC aquilo que vão fazer para a promoção da empregabilidade e trabalho digno em Angola.
Com esse acto, segundo a fonte, está-se a dar início a uma “longa” jornada de implementação da Agenda Nacional para o Emprego, cujo objectivo em relação a atribuição de kits profissionais rondam aos mais de 80 mil a serem feitos até 2027.
Manifestou que há o desafio de atribuir mais de 70 mil micro-crédito,s no âmbito do referido programa, bem como activar os estágios profissionais e introduzir novas modalidades a nível do sistema nacional de emprego e formação profissional.
Explicou serem iniciativas de inserção no mercado de emprego e outros locais, em que a ideia é trabalhar com as administrações locais, no sentido de apoiar os jovens que exercem alguma actividade útil na comunidade.
Outra iniciativa, segundo Manuel Mbangui, tem a ver com apoio às cooperativas nos domínios das pescas e da agricultura e para o programa no geral, com a institucionalização do fundo nacional para o emprego, o Executivo vai disponibilizar 21 mil milhões para o ano em curso para implementação das referidas iniciativas.
Fez saber que desde 2020 a 2023 foram já entregues mais de 36 kits mil kits profissionais, seis mil 996 micro-créditos concedidos e perto de 80 mil formados neste período, dando uma indicação de 117 mil jovens empregados ao longo da implementação do programa.
O Programa de Incentivo ao Empreendedorismo faz parte da Agenda Nacional para Emprego e o objectivo é garantir condições para que os jovens desenvolvam a sua actividade e assegurar a renda dos mesmos jovens, trabalhar a inserção no mercado formal e a bancarização da economia.
Funciona desde 2008 até o momento, mas desde 2020 foi acelerado com o Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE), denominação usada actualmente. A entrega ocorreu no Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE) do Lubango, local onde os ministros constataram a realidade angolana, no que se refere à formação e emprego local.
O INEFOP é um órgão tutelado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e tem a missão de assegurar a execução das políticas activas do mercado de trabalho e do Sistema Nacional de Formação Profissional. EM/MS