Moçâmedes – A empresa Sonangol apresentou hoje, quinta-feira, em Moçâmedes, o programa SonaJovem 5.0 “Ideias que transformam”, uma iniciativa que irá impulsionar 50 ideias de jovens angolanos e transformá-las em negócios sustentáveis, contribuindo para o crescimento económico e desenvolvimento nacional.
No Namíbe, o acto de apresentação do programa foi prestigiado pelo vice-governador provincial para o sector político Social e Económico, Abel Kapitango, tendo lembrado aos jovens que transformar uma ideia em acção é fundamental para alcançar os objectivos e realizar os sonhos.
Ao intervir nesta cerimónia, Abel Kapitango, considerou que o programa SonaJovem é, sem dúvida, uma das iniciativas ambiciosas e que dá a oportunidade aos jovens de transformarem as suas ideias em acções geradoras de renda.
Referiu ainda que a busca por startups de alto impacto a nível nacional, não apenas promove a inovação, mas também fortalece o ecossistema empreendedor angolano em perfeita sintonia com o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
"Temos plena consciência de que o futuro de Angola depende da diversificação da nossa economia e do fortalecimento do nosso capital humano", reforçou.
De acordo com o vice-governador, a juventude angolana tem demonstrado uma capacidade notável de inovação e criatividade, salientando ser dever do Governo apoiar, incentivar e proporcionar as condições necessárias para que essas ideias e projectos ganhem vida e impactem positivamente a sociedade.
Fez saber ainda, que o projecto busca captar não apenas as ideias transformadoras dos jovens que são a verdadeira força motriz da mudança e do progresso, mas também demonstra o papel central que startups desempenham na construção de um futuro mais próspero e diversificado para o país.
Ressaltou também que a província do Namíbe tem sido "um celeiro de ideias inovadoras", exemplificando muitos bons exemplos de casos que lograram êxitos a nível nacional e internacional como, por exemplo, a conquista da 5.ª Edição do Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais, a conquista da medalha de bronze na 73.ª Edição da Feira de Ideias, Inovação e Novos Produtos, em Nuremberga/Alemanha.
No ramo empresarial, ressaltou o responsável, é visível a criatividade, a perseverança e a resiliência de jovens empreendedores interessados no crescimento sustentável da província.
" Acreditamos que nesta oportunidade oferecida pela Sonangol aos angolanos, os jovens da província do Namíbe terão uma representação significativa por serem capazes de apresentar ideias inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades e, consequentemente, do nosso país", disse.
Por outro lado, a Delegada Regional da Sonangol, Mónica Alves, falou da importância e impacto social que o programa trará na vida dos jovens angolanos, tendo incentivado a participarem do programa, primeira edição.
A cerimónia de apresentação, foi testemunhada por membros do Governo, académicos, estudantes e sociedade civil, entre outros convidados. LG/VR/FA/SEC