Ondjiva – Trinta e oito jovens do município do Cuanhama, província do Cunene, beneficiaram hoje, sexta-feira, de kits de construção civil, no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE).
Os beneficiários fazem parte dos 81 jovens que frequentaram a formação de cinco meses, no Centro de Formação Profissional de Ondjiva, nas especialidades de pedreiro, pintura, alvenaria, frio, electricidade de baixa tensão e canalização.
Em declarações à ANGOP, à margem do acto de entrega dos kits, o coordenador do centro, Avelino Nambalo, informou que os kits entregues vão permitir aos jovens proporcionar o primeiro emprego para outros jovens.
Fez saber que na próxima semana prevê-se o arranque da segunda fase do ciclo formativo na especialidade de pedreira, onde já se encontram inscritos 100 jovens.
Reconheceu que a formação profissional proporciona um conjunto de competências que advém da actualização do contributo valioso no mercado de trabalho.
Avelino Nambalo sublinhou que nesta altura estão em formação 60 jovens nas especialidades de pastelaria, culinária e decoração, com o prazo de três meses.
Um dos beneficiários, Venturas Domingos destacou a visão estratégica do Governo de proporcionar a formação técnico-profissional dos jovens e atribuição de equipamentos de trabalho, visando o combate ao desemprego.
A província do Cunene este ano, recebeu 315 kits de serralharia, electricidade, pedreiro, pintura, carpintaria, mecanização, agricultura e jardinagem, manicure, corte e costura, culinária e pastelaria, distribuído aos jovens dos seis municípios.
Relativamente ao processo de micro-créditos, o programa permitiu a efectivação de 264 processos de solicitação e encaminhado aos bancos parceiros, destes 54 foram disponibilizadas as verbas.
O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 113/19, de 16 de Abril é um dos eixos de actuação do Executivo, que visa o aumento dos níveis de empregabilidade, como mecanismo de combate à pobreza e à exclusão social.