Huambo – Vários jovens com habilidades profissionais da província do Huambo participam desde hoje, sexta-feira, na I edição da Feira das Profissões.
O evento, que terá a duração de nove dias, é uma iniciativa do Conselho Provincial da Juventude do Huambo, no quadro do projecto Resiliência Juvenil, para saudar o mês de Abril, dedicado a esta franja social, e os 20 anos de paz e de reconciliação nacional, que se comemoram no próximo dia 04.
Entre os feirantes, contsam jovens que desenvolvem várias actividades, desde engraxadores, sapateiros, carpinteiros, vendedores e estudantes de distintas instituições de ensino que formam técnicos profissionais, de nível médio e superior.
Para além de dar oportunidade a classe juvenil da província de demonstrar a sociedade as suas potencialidades e habilidades profissionais, a feira visa igualmente incentivar os demais jovens a abraçarem as profissões, de modo a facilitar a sua inserção no mercado de trabalho e a promoção do auto-emprego.
A par das exposições dos objectos confeccionados e serviços prestados pelos jovens, o certamente será também marcado com a realização de conferências e workshops que vão abordar, entre outros temas, os desafios e perspectivas da orientação profissional e as oportunidades do mercado.
Serão ainda analisadas temáticas de âmbito social e político que visam orientar a camada juvenil da província sobre a necessidade da adopção de boas práticas que promovam a harmonia e a estabilidade social.
No seu discurso, durante o acto de abertura da feira, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, enalteceu a iniciativa, tendo encorajado o Conselho Provincial da Juventude a continuar a realizar acções do género.
Na sua opinião, esses eventos ajudam a congregar a juventude para as acções positivas que contribuem no desenvolvimento sócial e económico da província e do país em geral.
Desta feira, Lotti Nolika apelou a juventude a abraçar as profissões e a se engajar na preservação da paz e consolidação da democracia e reconciliação nacional, enquanto factores fundamentais para a garantia da estabilidade social, política e a promoção do desenvolvimento sustentável do país.
O Conselho Provincial da Juventude no Huambo controla mais de 120 membros e parceiros, entre organizações e associações sociais, políticas, culturais, desportivas e religiosas.
Com uma área de 35 mil e 771 quilómetros quadrados, que perfazem 11 municípios, 37 comunas e 3.387 aldeias, vivem no Huambo, Planalto Central de Angola, mais dois milhões e 600 habitantes.