Longonjo - Dezoito Jovens do município do Longonjo, província do Huambo, receberam, esta quinta-feira, kits profissionais de culinária, pastelaria, corte costura e cabeleireiro, distribuídos pela administradora local, Wilne Ekukui, no âmbito do programa de combate à pobreza.
Os equipamentos têm a finalidade de fomentar o auto-emprego e o empoderamento da mulher e do jovem do município do Longonjo, nos corredores Oeste da província do Huambo.
Na ocasião, a administradora do Longonjo, Wilne Ekuikui, disse estar prevista, para breve, a distribuição de kits para produção de ovos, essencialmente, às mulheres, numa altura em que já decorre a experiência piloto deste programa de sustentabilidade das famílias vulneráveis.
Com esta iniciativa, explicou, pretende-se responder aos esforços do Executivo angolano voltados ao combate à pobreza, que passa pela melhoria das condições de vida das famílias rurais.
Apelou aos beneficiários a aplicarem, de forma certa, os meios disponibilizados, de modo a corresponderem aos objectivos pelos quais foram adquiridos pelo Governo angolana.
Lembrou que, para além do programa de combate à pobreza, o município do Longonjo conta, também, projectos de sustentabilidade da população carente como o do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e da governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, este último, designado por "Votoka a Mãe Zungueira" expressão em língua nacional umbundo que significa “Levanta ó Mãe Zungueira”.
O município do Longonjo, com mais de 91 habitantes, na sua maioria, camponeses e pequenos comerciantes, distribuídos pelas comunas da Catabola, Chilita, Lepi e Sede, está localizado a 64 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo. MLV/JSV/ALH