Humpata – Cinquenta jovens de vários extractos sociais beneficiaram quarta-feira, no município da Humpata, província da Huila, de igual número de kits profissionais, no âmbito dos 141 anos da ascensão à categoria de Vila (17 de Janeiro) para o programa de fomento do auto-emprego.
Constam dos kits entregues pela administração local, os de carpintaria, serralharia, mecânica, recauchutagem e ferramentas de lavagem de carros, no intuito de promover a empregabilidade, através a potenciação do empreendedorismo.
Falando à ANGOP, à margem da entrega dos respectivos meios, a administradora local, Rita Soma Miranda, afirmou que com a entrega dos meios, os mesmos estarão em condições de gerar renda para apoiarem às suas famílias e, com isso, revitalizarem projectos de auto-emprego.
Reafirmou que acções do género no município vão continuar, de formas a ajudar os mais jovens a enveredarem para o empreendedorismo e poderem gerar emprego.
Considerou que o programa social da Administração local virado aos jovens, passa, também, por reduzir a taxa de desemprego, combater à pobreza, a vulnerabilidade e fazer crescer a economia, tornando-a cada vez melhor.
Na ocasião, aconselhou aos beneficiários a manterem rigorosamente os meios, de modos a que possam durar mais tempo, evitando extravios para outros fins ou pessoas.
O município da Humpata dista a 22 quilómetros a Sudoeste do Lubango e tem uma população estimada em 120 mil 772 habitantes, conforme projecções do Instituto Nacional de Estatísticas para 2024, que tem como base o censo de 2014. JT/MS