Malanje- Mil e 58 jovens de oito dos 14 municípios da província de Malanje, concluíram hoje, nesta cidade, a II fase do ciclo de formação técnico-profissional dos cursos de curta duração, denominado “Avanço/Capacita2024)” .
Promovido pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), a formação que teve a duração de dois meses decorreu nos municípios de Malanje, Calandula, Cacuso, Quirima, Luquembo, Cambundi-Catembo, Cunda-dia-base e Massango.
Os jovens frequentaram os cursos de barbearia, cabeleireiro, electricidade auto e de base tensão, frio e climatização, montagem de antena parabólica, mesa e bar, ladrilho, organização e decoração de eventos e pastelaria.
A formação de curta duração enquadra-se no âmbito das políticas activa de emprego, que visa inserir cada vez mais jovens no mercado de trabalho. Ao proceder a cerimônia de encerramento, o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico e Integrado, Pedro Gingi, precisou que disse o governo local tem vindo a envidar esforços para a materialização de cursos profissionais para o bem da juventude.
Exortou aos recém-formados no sentido de colocarem na prática tudo quanto foi ministrado, para a sua auto-superação e a passarem o seu testemunho aos demais jovens.
Por sua vez, o chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP, Rui Bravo garantiu que os cursos de curta duração serão contínuos, com vista à criação de micro empresas que possam contribuir para o desenvolvimento do país e da província em particular.
O administrador municipal de Malanje, Mário Machado considerou o curso como sendo um valor agregado na vida de qualquer pessoa, pois facilita a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. no I ciclo dos cursos de curta duração que decorreu em 2023 foram formados mais de mil jovens.RM/PBC