Caála - Um total de 39 jovens formados no Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP) no município da Caála, província do Huambo, beneficiou hoje, quarta-feira, kits profissionais para a criação de postos de emprego, soube a ANGOP.
Trata-se de kits profissionais de electricidade, canalização, serralharia, ladrilheiro, soldador, pintor, carpinteiro, pedreiro, agricultor, entre outros, entregues pela administradora adjunta da Caála para área Política, Social e das Comunidades, Umbelina Maria, no âmbito do Plano de Acção de Promoção da Empregabilidade (PAPE),
Cinco dias antes da recepção dos meios, os beneficiários capacitados em matérias de empreendedorismo, gestão de pequenos negócio, marketing e técnicas simples de estudo de mercado, ministrados pelo INEFOP.
A propósito, a administradora adjunta do município da Caála, Umbelina Maria, recomendou os s beneficiários para revitalizarem os projectos de fomento ao auto-emprego, na perspectiva do aumento da renda familiar e do crescimento socioeconómico das comunidades.
Segundo a responsável, é necessário pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante o ciclo formativo e, posteriormente, a salvaguarda dos kits profissionais, que permitem os jovens criarem os próprios negócios.
O PAPE é um programa que tem por objectivo reduzir a taxa de desemprego, combater a pobreza, a vulnerabilidade e fazer crescer a economia, tornando Angola num país melhor.
Contempla, entre outras iniciativas, programas de fomento do auto-emprego, estágios profissionais, inserção no mercado de trabalho, incentivo ao empreendedorismo e capacitação de jovens,