Malanje- Nove jovens do município de Mucari receberam hoje, sexta-feira, diversos kits de comércio precário e de agricultura, para a criação de pequenos negócios e o fomento da actividade agrícola nas comunidades.
Trata-se de meios não reembolsáveis, entregues pela Administração Municipal de Mucari, no âmbito do Programa de Combate a Pobreza e destinam-se a geração de rendas, através do auto-emprego.
Os kits de comércio precário são compostos por arcas, geradores, produtos alimentares, bebidas e outros meios, destinados a aberturas de cantinas ou outros espaços de vendas, para atender a população sobretudo nas localidades onde não existem lojas.
Já os kits de agricultura comportam instrumentos, sementes, electrobombas, pulverizador, fertilizantes, entre outros imputes agrícolas e vão beneficiar várias associações e cooperativas de jovens camponeses.
A par disso, foram ainda entregues moageiras a mulheres rurais para permitir a transformação de bombó e de milho em fuba, bem como motorizadas de duas rodas aos extensionistas rurais e de três rodas a ex-militares, com vista ao apoio as actividades do campo e outras iniciativas geradoras de renda.
Na ocasião, o administrador de Mucari, Inácio Cabedal realçou que com esses equipamentos, os beneficários poderão empreender, criar empregos directos e indirectos e servir as comunidades.
O responsável anunciou igualmente a distribuição nos próximos dias de outros kits a jovens de vários estratos sociais, que nesta altura estão a ser formados nas áreas de corte costrura, pastelaria, culinária e cabelereiro.
Fez saber que o programa de Combate a Pobreza contempla igualmente a formação dos beneficiários em gestão de empresas, para que possam gerir bem os respectivos negócios, bem como a distribuição a partir de Janeiro próximo de 15 a 20 hectares de terras mecanizadas para a prática da agricultura.NC/PBC