Menongue – Vinte profissionais da comunicação social de diferentes órgãos público e privado estão a ser formados, desde quinta-feira, em Menongue, sobre técnicas de jornalismo investigativo, ética e deontologia profissional.
A capacitação profissional é uma promoção do Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade de Género e tem a duração de dois dias.
No acto de abertura, a directora de projectos do Fórum da Mulher, jornalista Madalena Alexandre, disse que a formação visa estimular os profissionais a aumentarem o volume de notícias, principalmente sobre questões ligadas à inclusão social.
Sobre o jornalismo investigativo, um dos temas a abordar, a directora lembrou que a classe irá aprimorar a elaboração de reportagens em relação a um tema específico, de modo aprofundado, obedecendo as normas fundamentais do jornalista, como contraditório e a ética profissional.
Os jornalistas estão igualmente aprimorar conhecimentos sobre ética e deontologia profissional, pacote legislativo da Comunicação Social e os limites da lei de imprensa e do Estatuto do jornalista, bem como mecanismos de acesso e preservação das fontes de informação.
De referir que o fórum de Mulheres Jornalistas para Igualdade de Género é uma organização da sociedade civil angolana, que congrega mulheres jornalistas de órgãos de comunicação social público e privado.
Foi fundado em 2009, com o objectivo de realizar acções que visam combater a violência doméstica, respeito pelos direitos das mulheres e, de forma mais alargada, combater todas as formas de discriminação sobre as mulheres e promover a igualdade de género. LMZ/ALK/PLB