Luena - O jornalista do Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA), no Moxico, Ramiro Cauina foi considerado o profissional mais destacado do ano na província do Moxico, na gala da "Muxipi Eventos".
Numa cerimónia que homenageou o ex-director da RNA/Moxico, Yano Gaspar, falecido em Outubro, Ramiro Cauina foi escolhido pelo público e um júri por via de votação telefónica e confirmado na noite de sábado, no Luena.
Na categoria de jornalista do ano, o profissional esteve a concorrer com os jornalistas Laite Tito, da ANGOP, Mônica Namelela, TPA, Ilídio Sérgio e Gomes Chivia, ambos da RNA.
Ainda na Comunicação Social, Euclides Bento foi considerado o melhor apresentador de entretenimento, o programa informativo da Rádio Eclesia, o Eclésia Sete Dias, como o melhor programa de debates, além do reconhecimento do jornalista Ilidio Sérgio pelos serviços prestados em prol da sociedade.
O evento, que vai na sua segunda edição, nomeou, igualmente, Poeta das Belas, como melhor Poeta do ano, grupo de eventos “3 Eventos", Mistério (Melhor DJ), "2E Decorações” (Melhor Decorador), Hinesa (Artista Feminino), "Sank Family" (Grupo do Ano) e Andrade Félix (Artista Revelação).
A gala da Muxipi Eventos considerou os "PMW" o melhor grupo gospel da região, "Sambukila", melhor grupo teatral, Alberto Manuel (Líder Juvenil), Braitony (Humorista), Nelson Lagueta (Produtor musical), Nosso Táxi (Serviço de Táxi) e Júlio Guilherme, Jovem Revelação.
Num total de 21 categorias, os votantes escolheram também o empreendedor Amilton Santos como o melhor do sector, Luady Atelier de Beleza (Maquiadora), Top SK Studio (Fotógrafo), enquanto o presidente da Associação provincial de Taekwondo do Moxico, Aldemar Fernando, o Jovem de Mérito.
Ramiro Cauina, funcionário da TPA desde 2014, disse que a vitória é fruto do trabalho diário, prometendo prosseguir com labor de informar e formar a população através da notícia.
Elisa Capenda, Eliseu Quintas, Amilton Santos, Belchior Mars, Belchior José "Chole", Paulo Sérgio e Agrione Manual receberam, da organização, certificado de reconhecimento pelos seus feitos em sectores sociais, económico e desportivo na província.
A gala foi abrilhantada com música e teatro.
O evento é uma iniciativa do grupo de cultura, arte e entretenimento conhecido por Muxipi Eventos, que visou eleger e galardoar jovens de mérito, figuras e empresas que deram o seu contributo, este ano, para o desenvolvimento da província do Moxico.
O grupo, que congrega 10 membros, existe desde Julho de 2016. Têm realizado actividades de beneficência em lares e localidades da região.