Saurimo – O Presidente do Conselho de Administração das Edições Novembro, Drumond Jaime, anunciou, esta terça-feira, em Saurimo, que o jornal Cinguvu será lançado em língua nacional Côkwe.
Com periodicidade quinzenal, o Jornal Cinguvu vai retratar os aspectos mais marcantes da vida das populações das províncias da Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico.
O anúncio foi feito durante o acto de apresentação da nova publicação das Edições Novembro a população estudantil, membros do governo, autoridades eclesiásticas e intelectuais.
O responsável reiterou que o Cinguvu vai servir de veículo de transmissão da mensagem das actuais e futuras gerações desta região leste do país.
Explicou que o jornal, com carácter generalista, vai divulgar as acções nos domínios sociais, culturais e económicas das três províncias da região leste.
Por seu turno, o assessor do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação, Celso Malavoloneke, frisou que o ministério acredita que o Cinguvu será uma alavanca para o desenvolvimento das sociedades, dos povos e da cultura do povo desta circunscrição.
“Este jornal vai contribuir para a identidade, auto-motivação e auto-estima das comunidades que ela serve, e servir de alavanca para o empresariado local”, disse.
Por sua vez, o vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, Evanerson Kaputu, disse que o surgimento deste novo título representa uma nova página na vida das populações que habitam no leste do país no que a comunicação social diz respeito.
Afirmou que o Cinguvu permitirá a divulgação das potencialidades locais, bem como atrairá mais investimento público e privado, com vista ao relançamento da produção e do desenvolvimento da região.
Inspirado num instrumento musical e de comunicação típico da cultura Cokwe, utilizada para as canções folclóricas dessa região, o jornal Cinguvu terá uma periodicidade quinzenal, com publicações no formato digital e impresso.
Cinguvu tornou-se no 10º título das Edições de Novembro, sendo o quinto jornal regional, depois do lançamento do Metropolitano, que divulga acontecimentos de Luanda, Mukanda (Zaire, Cabinda e Uíge), Angoleme (Bengo, Cuanza – Norte e Malanje) e Ventos do Sul (Huíla, Namibe, Cuando Cubango e Cunene).