Uíge – Centenas de tocoistas, provenientes de vários pontos do país e do estrangeiro, começaram a afluir, desde domingo, à localidade de Ntaya, no município de Maquela do Zombo (Uíge), local que vai acolher a primeira Jornada Internacional da Juventude Tocoista, cuja abertura está marcada para terça-feira (23).
A ANGOP constatou que, durante o fim-de-semana, a vila de Maquela do Zombo regista uma azáfama de fiéis da confissão religiosa, maioritariamente jovens, vestidos de branco e verde, oriundos de vários pontos do país, chegam de viaturas, motorizadas e apeados, com destino à Ntaya, a cidade santa dos tocoistas.
No local do evento, numa área equivalente a dez campos de futebol, foram criadas várias comissões, coordenadas pela Igreja e a Administração Municipal de Maquela do Zombo.
Entre as áreas criadas, destaca-se a de liturgia, segurança, saneamento, bombeiros e saúde, equipas que já trabalham para garantir a comodidade das delegações.
As primeiras Jornadas Internacionais da Juventude Tocoista, que terá a duração de sete dias, prevê a participação de mais de um milhão de conferencistas, para a celebração dos 50 anos de existência da juventude tocoista.
Durante as festividades, destaca-se a realização de actividades sociais, eclesiásticas e espirituais, com destaque para fórum juvenil económico, de agro-negócio e um encontro sobre o fomento do empreendedorismo.
O encontro vai juntar delegações dos EUA, Malawi, Africa do Sul, França, Japão, Brasil, Holanda, Alemanha, Portugal, São Tomé e Princípe, Moçambique, Zambia, República Democrática do Congo (RDC), entre outros participantes. NM/JAR