Uíge – Uma campanha de sensibilização contra a sinistralidade rodoviária, dirigida aos automobilistas da província do Uíge, está a decorrer nesta quinta-feira, na antiga vila de Carmona, visando a redução dos níveis de acidentes nas estradas desta região do país.
De Janeiro a Setembro deste ano, o Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária no Uíge registou um total de 497 acidentes de viação, que causaram 81 mortos e 668 feridos.
Promovida pelo secretariado provincial da JMPLA no Uíge, a campanha conta com o envolvimento de 300 jovens, entre militantes e voluntários.
Em declarações à ANGOP, a secretária provincial da JMPLA no Uíge, Isabel da Graça Joaquim, disse que o objectivo desta campanha visa despertar os automobilistas sobre a necessidade da observância rigorosa do Código de Estrada, com vista a reduzir os níveis de sinistralidade na quadra festiva (Natal e Passagem de Ano).
Esclareceu que a campanha tem como destaque a sensibilização dos automobilistas que percorrem nas principais ruas da cidade do Uíge e nas vias que ligam a sede capital da província aos municípios de Negage, Songo e Quitexe.
Acompanhados de efectivos do trânsito, os militantes da JMPLA estão a distribuir panfletos que retratam a necessidade da observância do limite de velocidade, respeito à sinalização e travessia, uso de cinto de segurança, capacete de protecção e cadeiras de retenção para o transporte de crianças, entre outras medidas. NM/JAR