Ndalatando - O Secretariado Provincial da JMPLA na província do Cuanza Norte está empenhado na mobilização da juventude e da sociedade para preservação do meio ambiente, com vista a mitigar os efeitos climáticos negativos na circunscrição.
A sensibilização, que decorre através de palestras em instituições escolares, mercados e locais de aglomeração populacional, visa consciencializar a sociedade sobre o perigo da acção do homem sobre o meio ambiente, com consequências directas nos ecossistemas, crosta terrestre e na vida de todos.
Em declarações a ANGOP, em Ndalatando, no acto de abertura da Jornada 23 de Novembro, dia da fundação da organização, o 1º secretário provincial da JMPLA no Cuanza Norte, Eliseu Ângelo, informou que a organização tem efectuado campanhas de plantação de árvores, recolha de resíduos sólidos, desassoreamento de valas, rios e riachos.
A JMPLA trabalha também com famílias camponesas e agricultores para evitarem queimadas descontroladas, entre outras acções que prejudiquem o ambiente.
De acordo com Eliseu Ângelo, além dessas acções a organização tem igualmente sensibilizado os jovens a aderir a actividades agrícolas no sentido de aumentar a produção alimentar para combater à fome e à pobreza, bem como a promoção do auto emprego.
O responsável citou como exemplo a cooperativa agro-pecuária de jovens da JMPLA, no município de Cambambe, que está a ter bons resultados nos níveis de produção e a contribuir para o combate ao desemprego.
Para Miguel Ângelo, o trabalho da JMPLA em Cambambe deve servir de exemplo para jovens em outros municípios da província.
As jornadas 23 de Novembro decorrerá de 09 a 23 do mês em curso, sob o lema “JMPLA Firme na Preservação da Paz e do Desenvolvimento”, será marcada por várias realizações desportivas, culturais e recreativas, troca de experiência entre a antiga e nova geração de militantes da organização, entre outras actividades.
Durante a abertura do evento, o segundo secretário do MPLA no Cuanza Norte, Félix Cutaba destacou o contributo da JMPLA na sociedade angolana, consubstanciadas em acções filantrópicas e empenho para o desenvolvimento do país.
A JMPLA foi fundada a 23 de Novembro de 1962 em Léopoldville, actual Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.
No Cuanza Norte conta com cerca de 50 mil militantes, em 708 organizações de base (núcleos) e 13 comités locais.