Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ISCED - Huambo aborda valor histórico do 4 de Fevereiro

     Sociedade              
  • Huambo • Sábado, 01 Fevereiro de 2025 | 16h23
Logotipo do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-do Huambo)
Logotipo do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-do Huambo)
Zeferino Zinga

Huambo – O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Huambo) abordou hoje, em 11 dos 17 municípios desta região, o valor histórico e a atitude patriótica dos heróis do 4 de Fevereiro de 1961.

A iniciativa do departamento de Investigação em Humanidades da instituição de ensino superior enquadrou-se na segunda edição da Alfabetização Histórica, para lembrar o início da luta armada angolana que culminou com a conquista da Independência Nacional.

Na ocasião, o chefe do departamento e Investigação em Humanidades do ISCED-Huambo, Adriano Savilombo, disse ser necessário dinamizar programas de divulgação das datas e efemérides nacionais,  com relevância histórica, que ditaram o surgimento da nação angolana, para ajudar a consolidar a visão patriótica e a preservação do acervo cultural.

Referiu ser fundamental a divulgação das datas essenciais celebradas em Angola, como o Dia da Paz e da Reconciliação Nacional (4 de Abril), do Início da Luta Armada (4 de Fevereiro), da Independência Nacional (11 de Novembro), do Herói Nacional (17 de Setembro) e outras com conteúdo sobre a organização política, social e económica do país.

O responsável prometeu a realização das oficinas históricas nas distintas escolas do ensino primário e II ciclo, para abranger a população académica da província do Huambo, mais voltada nos estudos sobre a História de Angola.

Com estes programas, disse, pretende-se enriquecer os conteúdos sobre a história de Angola e fomentar a pesquisa, com a intenção de seguir exemplos positivos humanizados, capazes de fomentar o bem-estar e inculcar o valor da identidade angolana inclusiva, aceitação da diversidade linguística e cultural  nas comunidades.

Por seu turno, o director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário José Rodrigues, recomendou aos estudantes do ISCED a contribuir com os programas de alfabetização assumidos pelo Governo, para que muitas famílias saibam ler e escrever, com o propósito de aumentar as capacidades intelectuais/interpretativas.

Com o propósito de conhecer o impacto do 4 de Fevereiro e a dimensão histórica angolana fundamental, os professores e estudantes ISCED realizaram palestras de esclarecimentos nos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma. LT/JSV/ALH

 

 

 

 

 





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h49

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h36

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h30

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h27

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h23

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h16

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h12


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+