Ramiros- Populares dos bairros Mundial e Macuia e outros adjacentes, nos Distritos Urbanos do Morro dos Veados e Ramiros, no município de Belas, em Luanda, solicitaram das autoridades a colocação de mais pedonais na avenida Fidel de Castro Ruz.
Os habitantes sugerem que as pedonais sejam montadas no espaço que vai da rua Dr Costa Gabriel-AngoMart, em virtude do risco de atropelamento a que os peões estão sujeitos.
A pedonal mais próxima está localizada entre a esquadra policial da Zona Verde e o ISIA (Belas/Talatona), obrigando a aque centenas de cidadãos atravessem a Fidel de Castro em vários troços, pondo em risco as suas vidas.
Manuel João, que habitualmente passa por esta via, disse que seria importante haver uma ponte neste perímetro, em função do número de pessoas que arriscam transpor a Via Expressa, principalmente comerciantes.
Já a jovem Maria Eugênia, moradora no bairro Mundial (Belas), adianta que é obrigada a atravessar a via, para conseguir seguir a área próxima da escola.
“Tem sido muito difícil e, por isso, por ser uma avenida onde as viatura tráfegam em alta velocidade, acho fundamental as autoridades pensarem em colocar uma pedonal neste perímetro”, disse.
A jovem considera ser um risco atravessar de um lado para o outro nesta via, pelo facto de os automobilistas não respeitarem os sinais de trânsito e muito menos os transeuntes.
Na zona do triângulo avenida Pedro de Castro/ Fidel de Castro e EN-100, desvio do antigo controlo, a situação é a mesma.
Entretanto, as autoridades locais disseram que a colocação de pedonais, sinais horizontais e verticais é da responsabilidade do Governo Provincial de Luanda.
Na cidade de Luanda, segundo fonte do Gabinete Provincial de Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana do Governo Provincial de Luanda (GPL), estão registadas 141 pedonais.
O município de Viana, de acordo com um estudo elaborado em Novembro de 2019, conta com 36 pedonais, seguido de Luanda com 29, Cacuaco 28, Kilamba Kiaxi 18, Talatona 15, Cazenga 8 e Belas 7.JG/VM