Dondo - Um projecto para a electrificação das comunas de Ndange- Ya- Menha e São Pedro da Quilemba, no município de Cambambe, está a ser implementado pelo Ministério de Energia e Águas.
De acordo com o encarregado de obras, Oliveira Paulo Alberto, o projecto será alimentado por um ramal de aproximadamente 53 quilómetros de média tensão, a partir da localidade do Alto- Dondo, com uma potência de 60 kilowatts.
O ramal, continuou, vai chegar até à estação de captação e tratamento de água do rio Lucala II, que alimenta a sede comunal de Ndange-Ya-Menha e a comunidade de Caxissa, actualmente, suportada por energia de geradores.
Prevê-se a instalação de 90 postos de baixa tensão, para a rede de iluminação pública e domiciliar e 162, para média tensão.
Está também prevista a instalação de três postos de transformação, com capacidade para 240 kilowatts, para a rede pública.
Na comuna de Ndange-Ya-Menha, o projecto prevê a instalação de seis mil ligações domiciliares e públicas, na sede comunal e nos bairros ao longo da estrada nacional 230, no sentido Dondo Ndalatando.
As obras, a cargo da empreiteira espanhola Elecnor, estão na fase inicial com a montagem dos estaleiros, na comuna de Ndange-Ya-Menha, onde os trabalhos prevêem terminar em seis meses.
Com uma extensão de 999 quilómetros quadrados, a comuna de Ndange- Ya- Menha, tem cerca de dois mil habitantes.
O município de Cambambe tem 5. 212 quilómetros quadrados, mais de 90 mil habitantes. Integra as comunas de Massangano, Zenza- do- Itombe (já electrificadas), Ndange- ya- Menha e São Pedro da Quilemba.