Huambo – O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional vai distribuir, até 2022, dois mil e 400 kits profissionais para fomentar o auto-emprego, no âmbito do Plano de Acção da Empregabilidade (PAPE).
O PAPE contempla, entre outros programas, o fomento do auto-emprego, estágios profissionais, inserção no mercado de trabalho, incentivo ao empreendedorismo e a capacitação de jovens, conforme a responsável do INEFOP no Huambo, Domingas Mundombe.
Segundo a responsável, em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, de Janeiro à presente data foram distribuídos 24 kits profissionais a igual número de jovens empreendedores.
Sobre o programa de micro-crédito, Domingas Mundombe disse tratar-se de um processo sem burocracia, sendo que os beneficiários estão isentos de qualquer tipo de garantia ou de avalista, uma vez que o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social assumiu toda responsabilidade e os possíveis riscos.
A responsável esclareceu que os jovens sem habilitações para a gestão de pequenos negócios deverão ser submetidos a uma formação gratuita, por constituir a condição para aderirem aos diversos planos de empregabilidade, além da atribuição de uma carteira profissional.
Disse que após a recepção do crédito, os beneficiários ficam três meses sem pagar, para se dedicarem, de forma exclusiva, aos negócios e terão depois 12 meses para fazerem o reembolso.
O INEFOP tem como objecto social a execução e acompanhamento das políticas públicas de formação inicial e contínua da população em idade de trabalhar, tendo, entre outras tarefas, o ajustamento dos perfis profissionais ao permanente desenvolvimento tecnológico, articulação regular e gradativa com o Sistema Nacional de ensino para complementaridade.
Constam ainda, entre as suas atribuições, o desenvolvimento de cursos com maior perfil de saída, ou seja, com upgrades de algumas acções formativas, de forma a responder as necessidades actuais do mercado de trabalho, permanência do acto regulador no domínio da formação inicial e contínua, bem como intervenção faseada a nível dos grandes modelos sob dependência directa.