Caxito - Cinco e 782 jovens foram formados este ano pelo Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) do Bengo, sendo 3.407 homens e 2.375 mulheres.
Os jovens foram formados nas especialidades de soldadura, serralharia, mecânico , corte e costura, eletricidade baixa tensão, pedreiro, informática, pastelaria e cozinha, decoração, empreendedorismo, frio e climatização.
Os dados foram revelados hoje, terça-feira, em Caxito, pelo chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP no Bengo, Agnaldo Manuel Chumbo, no acto de encerramento do ciclo formativo 2024.
Os formandos, explicou, frequentaram tos sete Centros localizados nos cinco municípios da província do Bengo.
No domínio da empregabilidade, o responsável disse que os Centros do Emprego na província, em 2024, registaram 4.213 candidatos à procura de emprego, dos quais 3.365 homens e 848 mulheres.
Desta cifra de solicitações (4.213), 3.137 conseguiram colocação, sendo 2.659 homens e 478 mulheres.
Na vertente dos estágios profissionais, o INEFOP no Bengo, conta actualmente com 44 estagiários finalistas e 56 em formação na Petromar-Ambriz.
Assegurou que a sua instituição vai continuar a apostar na capacitação profissional, no quadro das políticas activas de formação, como PAPE e outras, que visam estimular os jovens ao auto-emprego.
Agnaldo Chumbo referiu ainda que o INEFOP na província, tem assinado memorandos de parceria com empresas privadas, de modo a garantir vagas para estágios e empregos.
Durante o acto de encerramento provincial do ciclo formativo 2024 do INEFOP, que decorreu sob o lema “Formação Profissional moderna e inclusiva, a chave para o desenvolvimento do capital humano", o vice-governador do Bengo para sector Político, Social e Econômica, José Francisco Bartolomeu Pedro, procedeu a entrega de 11 kits profissionais (10 de construção civil e um de jardinagem).
Manuel João Martins, de 17 anos de idade, um dos beneficiários, aplaudiu o gesto do INEFOP, acrescentando que há muito esperava por um gesto do género, para melhorar as suas actividades.
Já o administrador adjunto do Dande para área Financeira, Osvaldo Moisés Custódio, destacou a importância da formação profissional e aconselhou os demais jovens a apostar nas acções formativas nos centros do INEFOP na província, para garantir a sua inserção no mercado de emprego.
O INEFOP é um órgão tutelado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e tem a missão de assegurar a execução das políticas activas do mercado de trabalho e do Sistema Nacional da Formação Profissional.MD/PA
.