Ndalatando - Dois mil e 529 formandos terminaram hoje, segunda-feira, o ciclo formativo 2024 do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), na província do Cuanza-Norte, nas áreas de pastelaria, decoração, informática, electricidade, serralharia e outras.
Decorrido de Julho a Novembro deste ano, nos municípios de Ambaca, Cazengo, Cambambe, Samba-Cajú, Quiculungo e Lucala, o ciclo formativo permitiu ministrar cursos de cabelaria, mesa e bar, agricultura, canalização, carpintaria, corte e costura, electrónica, refrigeração e alvenaria.
Dos formandos, destaca-se mil 772 homens e 757 mulheres, que habilitam-se para o mercado de trabalho.
Na ocasião, o chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP no Cuanza-Norte, João António Gaspar, enalteceu o empenho dos formandos.
Ao proceder o encerramento do ciclo formativo, o vice-presidente para a Área Académica do Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Norte, Lucas Cassinda, em representação do governador provincial, João Diogo Gaspar, apontou a formação técnico-profissional como caminho para o auto-emprego e para o desenvolvimento da sociedade.
Entretanto, apelou a juventude no sentido de enveredar pela formação profissional, enquanto elemento indispensável para enfrentar com segurança o mercado de trabalho.
A província do Cuanza-Norte dispõe de 12 unidades formativas, espalhadas por seis dos 10 municípios, asseguradas por 80 formadores. DS/IMA/NC