Menongue – Cento e 11 jovens concluíram sexta-feira, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, o primeiro ciclo de formação em artes e ofícios, numa iniciativa do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
Durante seis meses, os finalistas beneficiaram de formação nas áreas de construção civil, corte e costura, marcenaria, carpintaria, electricidade e mecânica.
Ao intervir no acto de encerramento, o director do Gabinete Económico Integrado no Cuando Cubango, Afonso Dala, referiu que a acção formativa vai facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho e promover a cidadania.
“É uma aposta clara do INEFOP na formação de quadros em vários sectores do saber, contribuindo no combate ao desemprego, à fome e à pobreza no seio das famílias”, salientou.
Na ocasião, o chefe dos serviços provinciais do INEFOP no Cuando Cubango, Xavier Tchicuata, afirmou que a instituição vai continuar a trabalhar visando garantir, de forma contínua, a formação dos jovens e a empregabilidade.
Numa mensagem, os formados enalteceram o empenho do Executivo em proporcionar formação técnica e profissional aos jovens e adultos da região, com vista a garantir o sustento das suas famílias e alavancar o desenvolvimento da província.
O Cuando Cubango conta com unidades formativas do INEFOP nos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale e do Cuchi.ALK/JSV/MCN