Huambo - O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) na província do Huambo, abriu, esta segunda-feira, o ciclo formativo 2023, com 684 jovens matriculados em diversas oficinas de artes e ofícios, soube a ANGOP.
Na ocasião, a chefe do departamento de Emprego e Fomento ao Empresariado na província do Huambo, Alice Franco, informou que os jovens foram inscritos nos cursos técnico-profissional de cozinha e pastelaria, corte costura e costura, electricidade de baixa tensão, canalização e alvenaria.
Consta, igualmente, os cursos de electricidade e mecânica auto, ladrilho, gestão e execução de obras, gestão administrativa, instalações prediais, serralharia, carpintaria, desenho de construção civil, topografia, orçamento e medições de obras, contabilidade auditoria e fiscalidade, contabilidade informatizada, empreendedores e gestão de pequenos negócios.
Acrescentou que o ciclo formativo, com duração de três a seis meses, a depender das opções, está a ser promovido no âmbito do sistema nacional de formação profissional, que prevê abranger as zonas mais recônditas da província do Huambo, através da implementação de oficinas móveis.
Alice Franco espera por um maior empenho dos formadores, para que os jovens tenham competências profissionais capazes de promover o auto-emprego nas respectivas localidades.
Apelou à juventude da província do Huambo a continuar apostar na formação técnico-profissional gratuita, ministrada pelo INEFOP.
Recorda-se que durante o ciclo formativo 2022, haviam sido formados, pelo INEFOP na província do Huambo, um total de cinco mil 973 jovens.
Com mais dois milhões 700 mil habitantes, distribuídas em 11 municípios, a província do Huambo, localizada no Planalto Central de Angola, conta, actualmente, com três pavilhões de artes e ofícios, quatro centros de formação técnico-profissional, cinco oficinas móveis, para além de salas anexas junto à Comarca do Cambiote, ao Centro Criança Feliz e à Aldeia de Crianças SOS.