Ondjiva - Cento e 58 acidentes de viação, com 26 mortos e 200 feridos foram registados no I semestre do corrente ano, na província do Cunene, menos 50 em relação a igual período anterior.
Comparativamente ao mesmo período de 2023, houve a redução de duas mortes e 49 feridos, conforme fez saber esta segunda-feira o director em exercício do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional no Cunene, inspector Samuel Casaco.
Os sinistros ocorreram nos municípios do Cuanhama com 76 casos, Ombadja com 28, Namacunde 24, Cahama 19, Cuvelai com 10 e um no Curoca.
Em declarações à ANGOP, fez saber que a redução dos acidentes resulta do incremento das acções de prevenção rodoviária que têm vindo a contribuir para a diminuição do índice de sinistralidade rodoviária na região.
Explicou que os acidentes consubstanciam em atropelamentos, seguido pelos despistes, choque entre veículos automóveis e motociclos, os choques entre motociclos, contra obstáculos fixos, entre outros, causados por excesso de velocidade, falta de prudência, ultrapassagem irregular, não cedência de prioridade, manobras perigosas, condução sob efeito de álcool, falta de iluminação de algumas vias, fadiga e sonolência.
Em relação às acções de fiscalização e regularização do trânsito, registou-se duas mil e 988 infracções, que resultaram na apreensão de 94 automóveis, mil e 62 motociclos, retenção de mil e 76 cartas de condução, 518 livretes, 154 verbetes e 84 títulos de registo de propriedade, com 2.988 multas aplicadas, das quais mil e 345 foram pagas, assim como 777 outros processos de taxas diversas, resultando na arrecadação de 49 milhões, 218 mil e 416 kwanzas, depositados na Conta Única do Tesouro.
Por outro lado, inspector Samuel Casaco, fez saber que no Namacunde, um menor de três anos de idade foi morto domingo, na localidade de Ounonge, depois de ser degolado, em acto supostamente protagonizado, pelo seu tio de 60 anos de idade, já detido.
O acto terá ocorrido quando o acusado, munido de uma arma branca, entendeu, em gestos de brincadeira, experimentar cortes no pescoço do seu filho, deixando marcas. Em acção idêntica com o sobrinho, acabou por cortar a garganta, causando a morte imediata.
A informação foi prestada esta segunda-feira, à ANGOP, pelo director em exercício de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional no Cunene, inspector Samuel Casaco, realçando que após denúncia dos familiares o indivíduo foi detido.
Fez saber ainda que no município de Ombadja, foi detida uma cidadã nacional de 38 anos de idade, por interrupção de gravidez e abandono do feto na via pública, após denúncia a mesma foi levada ao hospital e submetida ao exame ginecológico.
Samuel Casaco apelou a população no sentido de continuar a colaborar nas denúncias dos crimes que ocorrem nas comunidades, de forma a ajudarem a polícia a combater todo tipo de prática que violam as leis do país.
Por seu turno, o representante do Conselho de Igrejas Cristãs Angola (CICA) no Cunene, João Gimbi, condenou os dois actos chocantes, admitindo que deve-se trabalhar mais na educação das famílias.
O religioso reiterou a necessidade da conjugação de esforços no resgate dos valores morais e cívicos, para se prevenir estas práticas no seio da sociedade.FI/PEM/LHE/PA