Malanje- Mais de 100 hectares dos 220 do Polígono Florestal de Matari-Ya-Njinga, situado a 15 quilómetros a norte da cidade de Malanje, foram devastados por um incêndio de origem desconhecida, deflagrado na tarde de hoje.
As chamas assustaram os moradores que, de imediato, uniram-se e com folhas de arvores, troncos e areia tentaram evitar que se alastrasse por mais áreas..
Domingos Maurício e João José, moradores da zona, contam que o incêndio deflagrou por volta das 13 horas, tendo sido extinto cerca de uma hora depois, com a intervenção do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.
Afirmaram ser a terceira vez que o Polígono é consumido por chamas, tendo nas vezes anterior sido causado por fogo posto.
Os interlocutores aconselharam a população local no sentido de evitar atear lume e outras práticas que coloquem em risco a floresta, que serve de cortina para travar fortes ventos.
Depois da sua destruição no período de guerra, o Polígono Florestal de Matari-Ya-Njinga foi repovoado entre 2012 e 2017, com a plantação de 137 mil e 600 eucaliptos, numa área de 220 hectares.
O projecto terá custado mais de quatro milhões de dólares norte-americanos. ACC/PBC