Malanje- O novo lar da terceira idade localizado no bairro Maxinde, com capacidade para albergar 40 idosos em 20 quartos, foi inaugurado hoje, quarta-feira, nesta cidade, visando proporcionar aos utentes um espaço de convivência e integração social saudável.
A infra-estrutura comporta quatro edifícios térreos compostos por área residencial para idosos e funcionários, três quartos para técnicos de saúde, áreas administrativas e de serviços comuns (enfermaria, farmácia, cozinha) e jango comunitário, mobilados e apetrechados com equipamentos diversos.
Orçada em um milhão e 100 mil dólares norte americanos, a empreitada foi financiada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) em parceria com a empresa Azule Energy e parceiros do Bloco 18 (Sonangol e Sinopec), no âmbito do projecto social que visa a promoção do desenvolvimento sustentável do país, através da execução de acções sociais em diversos sectores.
O Lar de idosos da Maxinde, cujas obras iniciadas em Novembro de 2021 e que estiveram a cargo da ONG RISE e fiscalizadas pela empresa Incatema, vai proporcionar aos mais velhos, protecção integral e acesso aos serviços adequados e permanentes de saúde.
Ao proceder a inauguração, o administrador executivo da ANPG, Gerson Santos, em representação do Presidente do Conselho de Administração da empresa, Paulino Jerónimo, mostrou-se satisfeito com a empreitada, porquanto destina-se a idosos sem amparo familiar e que carecem de muitos cuidados.
Disse tratar-se de mais um contributo do sector petrolífero, em alinhamento com o Executivo angolano e com os seus parceiros, que visa a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e das comunidades.
“Hoje, finalmente, temos o prazer de testemunhar um novo começo da história da província, com a construção do emblemático Lar de idosos”, disse.
Por outro lado, fez saber que as empresas patrocinadoras estão igualmente a financiar a protecção da Palanca Negra Gigante, em Malanje.
Na ocasião, o governador provincial em exercício, Angelino Quissonde, agradeceu às entidades que tornaram possível a construção da obra, tendo realçado que a partir de hoje, inicia-se uma nova realidade, que vai contribuir para o prolongamento da vida dos idosos.
Por seu lado, o director de Assuntos Governamentais e Relações Externas da Azule Energy, Hélder Silva, frisou que a empresa orgulha-se por apoiar este projecto do governo angolano, que visa melhorar as condições de vida da população, sobretudo das comunidades mais vulneráveis.
Sublinhou que a Azule Energy, empresa comprometida com o apoio ao desenvolvimento sustentável de Angola, estará sempre disposta a trabalhar em estreita colaboração com os seus parceiros para impulsionar o desenvolvimento positivo e sustentável do país.
Numa mensagem, os idosos, mostraram-se regozijados pela magnitude do Lar e comprometeram-se a preservar.
A representante do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Fátima Gabriel disse existirem 18 Lares em todas as províncias do país, muitos dos quais carecendo de reabilitação e ampliação, tendo em vista que o número de pessoas idosas sem amparo familiar, vem crescendo a cada dia, devido as condições a que estão submetidas muitas famílias.
Entretanto, apelou as empresas patrocinadoras no sentido de continuarem a apoiar aqueles Lares que também carecem de reabilitação.PBC