Dondo - A ponte sobre o rio Subo, que liga a localidade de Cambambe à Ndalatando (Cuanza Norte), na estrada Nacional (EN) 120, foi inaugurada no último sábado, no âmbito dos 48 anos da independência nacional.
A ponte, inaugurada pelo governador provincial, Pedro Makita Júlia, tem uma extensão de 40 metros de comprimento e 11 de largura. As obras da infraestrutura, a base de betão armado, iniciaram em Julho de 2022.
Segundo o governante, a ponte é mais um ganho da independência, proclamada a 11 de Novembro de 1975, colocada ao serviço público.
Destacou as empreitadas em curso na província, nos domínios da educação, saúde e da energia eléctrica
O empreendimento está avaliado em Akz dois mil milhões, 986 milhões, 938 mil e 842, tendo garantido 60 postos de trabalho provisório à juventude, maioritariamente, da comuna de Dange-ya- Menha, onde esta localizada.
A obra esteve a cargo da empreeiteira China Tiesiju Civil engineering (CTCE) e comporta três apoios de sustentação, sendo dois laterais e um central, com dez vigas principais e cinco centímetros de camada betuminosa asfáltica.
Tem encostamentos e passeios com um metro de largura e comporta quatro torres de iluminação pública.
Na ocasião, o administrador municipal em exercício de Cambambe, Gelson Miguel, realçou a importância desta infraestrutura, por oferecer maior fluidez e comodidade ao tráfego automóvel, facilitando, deste modo, as trocas comerciais.
A EN 120, informou, oferece um eixo que interliga o município às províncias do Nordeste, Leste e Sul do país, razão pela qual a ponte vai contribuir para o alavancar da economia da região.
Eleva-se para três o número de pontes inauguradas este ano, no trajecto Dondo/Ndalatando, incluindo as dos rios Mueje e Mucoso, nos meses de Abril e Julho, pelo ministro da Construção, Obras Pública e Habitação, Carlos Alberto dos Santos.
A cerimónia foi testemunhada pela vice- governadora para o sector técnico e infraestruturas, Mendonça Luís, responsáveis do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), deputados da Assembleia Nacional, entre outras individualidades. MF/IMA/OHA