Malanje - Uma campanha de sensibilização contra o uso excessivo de bebidas alcoólicas na quadra festiva, denominada “Natal sem álcool, natal feliz”, foi lançada esta quarta-feira, na cidade de Malanje, pelo Instituto Nacional de Luta Anti-drogas (INALUD).
Desenvolvida em parceria com a administração municipal de Malanje e a direcção provincial de Trânsito e Segurança Rodoviária, a iniciativa decorrerá até o dia 23 deste mês e será levada a cabo ao longo da Estrada Nacional 230, nos mercados, escolas e em outros pontos de maior afluência de pessoas.
O responsável da unidade de intervenção provincial do INALUD em Malanje, Mateus Lopes, disse que o projecto visa consciencializar os cidadãos sobre os riscos do consumo exagerado de bebidas alcoólicas na quadra festiva, por ser um período em que as pessoas estão mais propensas a excessos, devido à euforia que caracteriza esta época.
A fonte entende ser determinante que se opte pelo consumo regrado de álcool durante o período festivo, de modo a se conter a propagação da covid-19, comprometendo, com isso, todo esforço feito até ao momento para a redução do contágio.
Mateus Lopes mostrou-se apreensivo quanto ao crescente consumo de bebida espirituosa de fabricação caseira vulgo “água do chefe” e de uma substância entorpecente, conhecida por "capassarinho", que tem levado, semanalmente, jovens às urgências do Hospital Regional de Malanje.
Apontou os municípios de Malanje, Cacuso e Calandula como sendo os que mais casos reportam, tendo sublinhado que face a isso, o INALUD tem na forja acções de consciencialização sobre as consequências do consumo de tais produtos nas comunidades.