Malanje- O Instituto Nacional da Criança (INAC) reactivou terça-feira (14) a Rede de Protecção e Promoção dos Direitos desta franja no município de Mucari, tendo em vista a salvaguarda dos 11 compromissos assumidos pelo Estado para com os petizes.
A rede é coordenada pelo administrador municipal de Mucari, Inácio Cabedal, e integra ainda directores municipais, autoridades tradicionais, líderes religiosos e alguns menores.
Durante o acto de reactivação da rede, a chefe dos serviços provinciais do INAC, Sara Milagre, considerou o órgão como estratégico para a viabilização das medidas de protecção das crianças e garantia do seu bem-estar.
Apelou à participação de todos os integrantes para a prossecução deste projecto.
A responsável lembrou que, de Janeiro a princípio de Maio, o INAC registou 170 casos de violência contra menores, com destaque para exploração, fuga à paternidade e abuso sexual.
Para travar esses casos, fez saber que a instituição tem desenvolvido palestras sobre sistema de promoção e protecção de crianças, critérios de operacionalização dos 11 compromissos com as crianças e exploração infanto-juvenil.
Por sua vez, o administrador municipal de Mucari, Inácio Cabedal, apontou as acções que têm sido desenvolvidas a nível da circunscrição em prol do desenvolvimento integral dos petizes, com destaque para a melhoria dos serviços de saúde, educação e lazer, para além da mobilização da sociedade local no combate aos males que afligem este segmento.
O acto de reactivação da Rede de Promoção e Protecção dos Direitos das Crianças em Mucari foi antecedido de uma palestra sobre Critérios de Operacionalização dos 11 Compromissos da Criança e Sistema de Protecção e Promoção dos seus Direitos. Rm/ACC/PBC