Luanda - O Instituto de Modernização Administrativa (IMA) e a Dell Technologies (Dell) , companhia norte-americana do ramo das tecnologias de informação, assinaram, esta sexta-feira, no Dubai, um Memorando que visa a promoção da governação digital em Angola.
O Memorando foi assinado entre o Director-Geral do IMA, Meick Sandro da Costa Lopes Afonso, e o Vice-Presidente da Dell para África, Habib Mahakian, na base do qual a empresa norte-americana vai apoiar o processo de digitalização na administração pública angolana, essencialmente, fornecendo tecnologia e transferindo know how.
O entendimento estabelece uma cooperação abrangente na área da governação digital e perspectiva o intercâmbio de experiências, de conhecimentos, de boas práticas com foco na qualidade dos serviços públicos, digitalização da economia, melhoria do ambiente de negócios, apoio ao empreendedorismo, formação e criação de competências do capital humano.
Ambas as instituições, no momento da assinatura do documento, reforçaram a relevância da parceria, num contexto global de inovação tecnológica e enfatizaram a dimensão internacional do relacionamento estratégico, bem como os benefícios para Angola que busca por maior eficiência na prestação dos serviços públicos.
Institucionalizado por força do Decreto Presidencial nº 80/21, de 07 de Abril, ao IMA, que está afecto aos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, incumbe assegurar o apoio tecnológico às iniciativas e projectos de modernização administrativa no âmbito do processo de Reforma do Estado e responde, na mesma medida, aos desafios de redimensionamento do sector público institucional. VS/ART