Ondjiva- Os trabalhos de expansão da rede de iluminação pública do bairro Naipalala II e III, num percurso de 2.2 quilómetros de extensão ao longo da estrada nacional 105, cidade de Ondjiva, província do Cunene, terminam na primeira quinzena do mês em curso.
Orçado em 196 milhões, 548 mil e 858 Kwanzas, o projecto enquadra-se no Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), e compreende a instalação de 100 postos e respectivas luminárias.
A informação foi avançada esta quarta-feira à ANGOP, pelo encarregado de obras, Edson Tufiluhenda, realçando que a empreitada iniciada em Outubro de 2021, concluiu já a extensão dos cabos subterrâneos e implantação dos postos de iluminação.
Actualmente, disse estão na fase de colocação das iluminárias, com previsão de término até 15 do corrente mês.
Por seu turno, o administrador municipal do Cuanhama, Felisberto Kalomo, manifestou-se satisfeito com a execução dos trabalhos, realçando que com a conclusão do projecto, estará garantida a iluminação pública nos bairros de Naipalala 2 e 3.
De acordo com o administrador, o projecto vai permitir uma circulação cómoda tanto de peões, quanto aos automobilistas no período nocturno, e devolver o sentimento de segurança e uma imagem agradável à cidade de Ondjiva.
Referiu que a par deste projecto, está em fase final o projecto de extensão e manutenção da rede de iluminação pública do bairro Caxila III e Oshomukuio, num percurso de quatro mil 300 metros de extensão.
Outro sim, apontou a elaboração do outro programa conjunto entre a Administração municipal e Empresa Nacional de Distribuição Eléctrica que vai levar energia eléctrica para mais seis outras zonas habitadas.
Felisberto Kalomo disse que o objectivo é trabalhar “afincadamente” para criar condições que visam a melhoria do fornecimento de energia eléctrica às famílias que moram na zona periférica.
A cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, conta actualmente com 95 mil e 628 habitantes, distribuídos em 24 bairros.