Malanje- A igreja Metodista Unida Episcopal Africana Sião, do Centro Sul, pretende cooperar com o governo de Malanje nos sectores da educação, saúde e agricultura, visando contribuir no desenvolvimento da província.
Essa intenção surge da necessidade do reforço da parceria entre a congregação e o governo e se consubstancia na construção de infra-estruturas, para além de outras iniciativas afins.
A pretensão foi manifestada hoje, segunda-feira, nesta cidade, pelo bispo da referida igreja, Seth Lartey, durante uma audiência com o governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”.
O prelado não avançou mais pormenores sobre os prazos e vias de implementação dos projectos, tendo referido que inicialmente deverá se negociar com o governo a cedência de terrenos para a construção das infra-estruturas.
Seth Lartey destacou a necessidade de se aproveitar a fertilidade do solo da província de Malanje para o desenvolvimento da agricultura, cujos benefícios do projecto a ser implementado não serão apenas para a igreja, mas para as comunidades.
Relativamente ao projecto de educação, está contemplado escolas do ensino primário com vista a inserção de crianças no sistema educacional e livrarias.
Já no domínio da saúde, está previsto unidades sanitárias e laboratórios de análises clínicas.
Por sua vez, o governador Norberto dos Santos, enalteceu a iniciativa da igreja de investir nos três sectores, porquanto coincidem com as prioridades do governo de Malanje e concorrem para o bem-estar da população.
Precisou que no que toca a agricultura, Malanje vem se desenvolvendo essencialmente com a implementação do MOSAP II (Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização), através de apoios com meios agrícolas, preparação de terras e alfabetização, daí que seria uma mais-valia o reforço dessas acções por parte da igreja.
Neste quesito, acrescentou, a legalização de terras tem sido também uma linha de acção do governo, no sentido de evitar a prática de agricultura por parte de camponeses em terrenos ocupados ou reservados.
Realçou igualmente a aposta na transformação de alimentos do campo, sendo que para tal a província dispõe do Instituto Superior de Tecnologia Agro-alimentar (ITA), à par do turismo com a criação de condições para o alavancar do sector nos próximos tempos, sobretudo no município de Calandula.
O bispo Seth Lartey chefia uma missão da igreja que trabalha em Malanje na criação de condições para implementação de projectos sociais, bem como na constatação das infra-estruturas e funcionamento das mesmas.