Ambaca - O delegado da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) no Cuanza Norte, José Pereira Manuel, defendeu, nesta quinta-feira, no município de Ambaca, maior participação dos cidadãos na denúncia de práticas que promovam o descaminho do erário público .
Ao intervir no seminário sobre Ética e Deontologia na Função Pública, o responsável apelou à colaboração dos cidadãos no combate a actos que denigrem o bom nome das instituições públicas, por meio de denúncia anónimas ou através do terminal telefónico 943049398.
O seminário, esclareceu, teve como objectivo reforçar a moralização colectiva, em prol do uso correcto dos fundos públicos para a satisfação das necessidades colectivas.
Acrescentou que a formação decorre ainda da aposta na elevação das competências ética e profissional dos funcionários em prol de uma sociedade mais justa.
Com os olhos postos na eficácia dos serviços públicos, sublinhou, a IGAE está apostada no combate a práticas que maculam a boa gestão da coisa pública para assegurar a melhoria da condição de vida dos cidadãos.
José Pereira apelo para maior contribuição da sociedade na luta contra más práticas que enfermam a gestão do erário público.
Por seu turno, o Inspector da IGAE que orientou o seminário, João Cassule chamou à atenção dos quadros da Administração Municipal para a adoptação de conduta que promova o bom nome das instituições.
Toda a actuação fora dos padrões estabelecidos pelos mais variados diplomas legais deve ser reprimida, através de denúncias dos utentes e demais funcionários, exortou.
O seminário, orientado por técnicos da IGAE, contou com a participação de gestores e quadros da Administração de Ambaca, situado a 180 quilómetros de Ndalatando, capital do Cuanza- Norte.
Seminário similar deverá ser dirigido nesta sexta-feira a quadros e técnicos da Administração Municipal do Samba-Cajú, seguido dos demais municípios da província. LJ/IMA/YD