Ondjiva - A Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE), na província do Cunene, incentivou a sociedade para a cultura de denúncia de actos ilícitos, praticados por funcionários públicos e agentes administrativos.
O incentivo foi feito hoje, terça-feira, à Angop, pelo delegado do IGAE no Cunene, Moisés Sovi, à margem da visita de uma comitiva da representação provincial desta agência noticiosa às instalações daquele órgão, no âmbito do reforço da parceria institucional.
De acordo com Moisés Sovi, em casos de mau atendimento, suborno e corrupção, nos organismos públicos, deve-se denunciar à sua instituição, ligando para o 119, ou redigir cartas anónimas, a fim de se combater estas más práticas.
“Devemos cultivar o hábito de denúncia, que é a melhor forma de contribuirmos para o combate à corrupção, um mal que prejudica a maioria, agindo dentro dos parâmetros legais”, apelou.
Fez saber que as denúncias chegam ainda de forma tímida, pelo que a IGAE está a realizar acções de sensibilização junto da população, sobre a importância de denunciar, para uma intervenção urgente na resolução dos problemas.
Sublinhou que o órgão, enquanto reserva moral da sociedade, legalmente protegido para actuar contra funcionários públicos e agentes administrativos em práticas ilícitas, continuará focado nesse desafio.
Durante o primeiro semestre deste ano, a IGAE registou 28 denúncias relacionadas ao mau atendimento e prestação de serviços de qualidade, em diferentes instituições, mais seis em relação ao igual período anterior.
As denúncias registadas deram lugar à 28 processos, sendo 13 de averiguação e 15 de verificação, dos quais 21 foram concluídos e sete ainda em tratamento.
Apontou a detenção de uma professora em Ondjiva, que cobrava aos alunos uma quantia para o acesso às salas de aula, assim como outro cidadão, que colocava em actividade de táxi uma viatura de serviço instituicional.
A IGAE, criada a 17 de Janeiro de 1992, é um órgão auxiliar do Presidente da república, com a missão de efectivar o controlo interno da administração pública.