Cachiungo – O secretário-geral da IECA, reverendo André Eurico Cangovi, reafirmou hoje, domingo, o reforço da parceria institucional, entre a igreja e o Executivo angolano, principalmente, nos sectores da educação, saúde e das infra-estruturas sociais.
O líder da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) falava no culto de encerramento do ano lectivo 2023 do Seminário Emanuel do Dondi, localizado município do Cachiungo, província do Huambo, com a graduação de 34 finalistas do curso superior de Teologia.
Na ocasião, o reverendo André Eurico Cangovi, a frutífera parceria, para além de permitir mais ensino da palavra de Deus, tem imprimido dinâmicas importantes na educação e na saúde da população, através da partilha de quadros nas infra-estruturas e outras acções para o bem das comunidades.
Ressaltou a evolução da IECA em termos de infra-estruturas, com a oferta do Executivo angolano do Campus Universitário, construído na Missão do Dondi, um empreendimento que vai ministrar não só o ensino da Teologia, mas, também, outras áreas do saber técnico e científico.
O reverendo disse que a igreja, por via dos seus quadros eclesiásticos e não só, tem auxiliado na luta contra a desestruturação familiar e instabilidade social, enquanto maior instrumento de influência moral e ética na sociedade.
Relativamente aos 34 finalistas, disse que poderão estar, não só, à disposição da igreja, mas, também, da sociedade, no geral, com a missão de evangelizar e ensinar o bem a todo o mundo, sem desprimor de raça ou cor.
Por seu turno, o reitor do Seminário Emanuel do Dondi, Nelson Samaria, disse que a instituição tem um currículo vasto, que aborda sobre a Teologia Bíblica, História da Igreja, das Ciências e outros sectores de desenvolvimento, em função da realidade actual da igreja.
Referiu ser importante que os formandos em teologia aprendam, durante os quatro anos lectivos sobre a psicologia, sociologia, pedagogia, agricultura, ética social e outras áreas do saber, para que cumpram, cabalmente, a missão nas zonas em que estiverem colocados.
Instituído em 1947, o Seminário Emanuel do Dondi, com oito salas de aula e uma capacidade para receber 200 estudantes/ano, matriculou, no lectivo 2023, 77 estudantes do primeiro ao quarto ano, oriundos em 15 províncias do país.
Fundada a 11 de Novembro de 1880, pelos missionários americanos Bagster, William Henry Sanders e Samuel Taylor Miller, a igreja conta, nesta província, com cinco sínodos locais: Bailundo, Caála, Dondi, Elende e Huambo.
Foi reconhecida pelo Governo Angolano a 24 de Janeiro de 1987, sob o Decreto Executivo nº 9/87 e, sob o Registo nº 1, de 24 de Outubro de 2005 do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos. ZZN/ALH