Bailundo – A repartição de Identificação Civil e Criminal do município do Bailundo, província do Huambo, emitiu três mil 752 Bilhetes de Identidade (BI), entre Janeiro e Março deste ano, soube esta quinta-feira, a ANGOP.
Comparativamente ao igual período de 2021, registou-se um acréscimo de 871 bilhetes.
O responsável da instituição na municipalidade, António Feliciano, disse que o aumento resultou da criação de brigadas de sensibilização da população sobre a importância do BI, no âmbito da campanha de massificação do registo civil.
Acrescentou que as campanhas foram realizadas, na sua maioria, nas localidades mais longínquas e de difícil acesso, por serem as zonas que mais registam cidadãos sem o Bilhete de Identidade, que atesta a sua cidadania.
António Feliciano informou que o município possui apenas um posto fixo, com uma média de atendimento de 150 cidadãos/dia, alguns deles de municípios as províncias do Bié, Cuanza Sul e Cuanza Norte.
O município do Bailundo, cuja sede está localizado a 75 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, possui uma extensão de sete mil e 65 quilómetros quadrados e uma população estimada em 372 mil 836 habitantes.