Caxito – Cento e vinte jovens estão a ser formados, em Caxito, província do Bengo, sobre educação e inclusão financeira, para melhor inserção na vida activa.
Promovida pelo Ministério da Juventude e Desporto, a formação está a ser ministrada por técnicos do Banco Nacional de Angola.
Durante três dias, os participantes serão capacitados com matérias relacionadas com o processo de formalização e certificação de empresas e cooperativas, assistência e acompanhamento das acções produtores, bem como os produtos para o financiamento dos projectos juvenis no domínio do agro-negócio.
Na abertura da formação, o responsável do departamento de apoio à direcção do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), Gaspar Ambrósio, explicou que as acções formativas visam reforçar a inclusão financeira dos jovens e incutir o espirito de poupança.
Entre as várias acções implementadas na província do Bengo destacam-se a formação de multiplicadores de gestão e finanças pessoais e campanhas de sensibilização para a abertura de contas bankitas e simplificadas.